quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Contextualizando Mudanças da Teoria a Prática

Educação é um processo que nasce junto com o indivíduo e se concretiza sobre as situações práticas e reais da interação e do compartilhamento de cada pessoa com a sociedade e a escola esta por sua vez na figura de instituição juntamente com os coordenadores e professores precisam conceber estratégias didáticas que favoreça o dialogo, a livre expressão que beneficie a aprendizagem dos alunos.
A capacidade de aprendizagem vai muito além dos conhecimentos científicos, da pedagogia e às vezes até da própria didática da pensar em estratégias ainda é o caminho viável para promover aprendizagem e transformar a escola em espaço de criação.Entretanto para que possamos planejar a construção de ambientes voltados ao dialogo, livre de expressão que favoreça a aprendizagem será necessário repensar as necessidades atuais, e preciso levar em consideração os novos cenários mundiais que apontam inúmeras e significativas mudanças.
Em se tratando de aprendizagem enquanto escola como espaço democrático dentro da sociedade necessita discutir suas questões, repensar os novos paradigmas socioculturais. Identificar estratégias esta é também uma das funções da escola as informações que favoreça o conhecimento dos desejos e necessidades de aprendizagem dos alunos, pensando em novas abordagens pedagógicas, relembrando a postura do aluno envolvendo: selecionar e articular informações; trabalhar em grupo; gerenciar confronto de idéias; aprender colaborativamente com seus pares; fazer indagações; levantar dúvidas, estabelecer relações com o cotidiano; descobrir idéias e novas compreensões. Tudo isso, integrado a uma política de projeto, são elementos fundamentais para promover a aprendizagem.

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